Transforme seu e-commerce no seu melhor vendedor

Por Marina Batista em 08-03-2016 10:59

Nunca o consumidor teve tanto poder quanto na era digital e, em meio a este cenário, administrar um e-commerce não é tarefa fácil. Justamente por isso, estar alinhado com as tendências de comportamento dos usuários, antes, durante e após a experiência de compra é fundamental para quem quer se destacar no mercado.

Neste cenário, o Inbound Marketing se apresenta como a modalidade que mais vem ganhando espaço com estratégias específicas de comunicação com o público-alvo, nutrindo-o com informações mapeadas de acordo com o estágio em que ele se encontra dentro do funil de vendas adotado pela empresa. A metodologia permite que você transforme seu e-commerce no seu melhor vendedor.

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Segundo uma pesquisa realizada pela empresa Hubspot, pioneira em popularizar o conceito de     Inbound Marketing, a estratégia já se consolidou como uma das mais eficientes e baratas para atração, geração e conversão de leads no ambiente digital. Dados mostram que os inbound leads custam, em média, 60% menos que o outbound leads. Isso significa, na prática, que os investimentos em marketing de atração são consideravelmente menores e mais rentáveis.

E então, o que você está esperando para se diferenciar da concorrência e oferecer algo mais ao mercado? Leia abaixo as dicas que selecionamos para alavancar suas vendas e transforme o seu e-commerce no seu melhor vendedor.

  • Crie um blog 

Se o seu e-commerce ainda não tem um blog, saiba que você está perdendo uma grande oportunidade. Os blogs são uma excelente ferramenta de SEO (Search Engine Optimization), otimização do site de sua loja para os mecanismos de busca, relacionamento e entrega de conteúdo para o seu cliente.

Porém, é importante lembrar que a qualidade vale muito mais do que quantidade. Ofereça sempre, aos seus potenciais clientes, conteúdo relevantes, isso os ajudará a construir uma confiança maior em sua marca ao mesmo tempo em que se sentirão mais seguros ao realizar uma compra virtual em sua loja.

·         Invista nas Landing pages

As landing pages, ou páginas de destino, são essenciais para você começar a interagir efetivamente com os seus visitantes. Ao criá-la, ofereça ao visitante um conteúdo que o eduque e um material que agregue valor a ele, essa é uma das maneiras mais assertivas para conseguir convertê-los em novos contatos (leads).

Por isso, pense claramente em quais são os seus objetivos e, consequentemente, quais são as informações necessárias para atingi-lo.

  • Aposte no e-mail marketing

Após descobrir quem é seu lead e o que interessa a ele, está na hora de começar um relacionamento mais estreito e para isso devemos recorrer ao bom e velho e-mail marketing.

Dentro da metodologia de Inbound Marketing é preciso realizar uma abordagem um pouco diferente da que você deve conhecer. Os e-mails em grande quantidade, sem assunto atrativo e geração de valor ao leitor, não contribuem para a conversão de vendas e inevitavelmente acabam no spam ou na lixeira dos seus leitores. Contudo, invista em estratégias personalizadas de e-mail marketing, assim seu lead se sentirá valorizado, único, o que aumenta significativamente a motivação para fechar um novo negócio.  

Ficar atento também ao histórico de compras, produtos que não foram finalizados no carrinho, e em quais landing pages os leads estão se convertendo podem ajudar a separar o que deve ou não ser enviado.

  • Esteja nas mídias sociais

Para ir ainda mais longe e poder conquistar uma boa parcela de novos clientes para sua loja virtual é preciso estar presente nas diferentes mídias sociais, pois nenhuma outra ferramenta tem a capacidade de compartilhamento e viralização que elas têm. Mas, não basta estar lá, é preciso promover conteúdos certos, e filtrar o que é relevante nas mídias sociais, gerando assim mais credibilidade com os clientes e se relacionando em tempo real com eles.

  • Mensure e analise os resultados

Para garantir e acompanhar se as estratégias aplicadas estão realmente funcionando utilize as métricas de marketing que comprovam resultados. Uma boa avaliação das métricas produzem alto retorno às grandes cadeias de e-commerce. 

Para saber mais sobre como medir e tomar decisões certeiras com base nos dados colhidos, baixe o nosso e-book As 6 métricas de marketing mais relevantes para sua empresa” e aprenda a mensurar melhor os seus resultados. 

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Assuntos: kpi, métricas, e-commerce