Tenha estratégias eficientes de relações com a mídia

Por Jacqueline Miranda em 21-04-2016 9:30

Ter destaque no mercado em que atua e ser referência no que faz são muito importantes para qualquer empresa. Mas, para isso, é preciso construir uma reputação. Esta gestão de imagem é uma missão confiada, geralmente, aos profissionais de comunicação corporativa

Um dos pilares da construção da reputação são as relações com a imprensa. Afinal, é evidente que boa visibilidade e um correto posicionamento da empresa na mídia geram credibilidade para o negócio.

Certo, mas pense como deve ser desafiador conquistar espaço em um ambiente tão concorrido como as páginas de jornais, revistas, portais de notícias ou na programação de rádios e TVs. Difícil também é ter a atenção dos jornalistas em meio às infinitas possibilidades, conexões e dinâmicas ofertadas pela era digital.

Ganhar credibilidade junto à imprensa pode parecer uma tarefa complexa, mas com boas práticas é possível construir e sustentar um relacionamento positivo com um público tão exigente.

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Lembre-se: boas relações com a mídia se desenvolvem com profissionalismo, ética, disposição e persistência. Então, vamos às práticas!

#Conheça

O desafio desta era da conectividade está em conseguir se comunicar de maneira eficiente e, principalmente, personalizada com as chamadas ‘buyer personas’.  Quem são elas?  Onde estão? Sobre o que se interessam? 

No caso da mídia são produtores, pauteiros, repórteres, editores, colunistas, diretores de redação, editorialistas e apresentadores. Todos eles de diferentes editorias e veículos com perfis diversos. De blogueiros aos formadores de opiniões, é preciso mapear todos por meio da criação de mailing lists. É possível ter acesso a todos os veículos de interesse para conhecer os espaços, por meio de ferramentas que fornecem os contatos e listam os jornalistas conforme suas preferências. Mais um facilitador da era digital.

#Defina

A definição de público é primordial para uma estratégia eficiente de relações com a mídia, pois cada mídia tem seu espectador e sua linguagem. Por isso, é muito importante ter definidos os canais que alcançam e influenciam o seu público-alvo.

O sucesso do relacionamento com a imprensa está em ter a capacidade de transmitir a mensagem de maneira eficaz para cada público e canal, no momento certo.

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#Apresente-se

As estratégias de relacionamento de uma organização com a imprensa devem visar a construção da percepção positiva. Portanto, estabeleça uma relação estreita para se diferenciar e conquistar confiança.

Mantenha contato permanente, sempre permeado com o fornecimento de informação de interesse, dado ou análise e colocando os profissionais da empresa como fonte para os assuntos sobre seu mercado de atuação. Ao mostrar habilidades, domínio do tema e disponibilidade é possível ganhar credibilidade junto à imprensa.

Iniciativas que trazem bons resultados são os encontros de relacionamento, em que o jornalista é convidado para um almoço ou café com a fonte. Fora do ambiente da redação e da empresa, a interação entre as partes ocorre de forma mais descontraída. Outra estratégia eficiente de aproximação é a organização de eventos com jornalistas, entre eles entrevistas coletivas, workshops e press trips.

#Abasteça

Conteúdo de valor é imprescindível na era digital, onde todos têm a chance de se tornar protagonistas de uma história. Irá se sobressair quem for capaz de melhor disponibilizar conteúdos com propósito.

A criação de conteúdos relevantes para press releases, ou seja, os comunicados enviados aos jornalistas por meio da assessoria de imprensa, devem ter o teor mais informativo possível, de maneira que transmitam conhecimento, fatos, análises e estudos, integrando todos os dados referentes ao tema, mas, principalmente, que sejam úteis para compor a matéria.

Mais do que informações institucionais e técnicas, o material ofertado precisa despertar o interesse do jornalista por conta do apelo que terá ao público final. O jornalista só utiliza conteúdos que se adequem ao público do veículo.

Para potencializar esta comunicação, podemos utilizar alguns recursos, como a definição de key messages, as mensagens que a empresa deseja transmitir em sua comunicação. Há também as técnicas de SEO que, com o uso de keywords, irão garantir maior visibilidade ao material produzido.

Esta é uma maneira objetiva de atingir os anseios e necessidades do seu público-alvo e tornar-se autoridade no assunto, pois, com a prática, deverá ser percebido como uma fonte confiável de informações de alto valor.

#Monitore e interaja

Outra técnica essencial do trabalho de relações com a mídia é estar em contato constante com os jornalistas. Saber onde captam informações, buscam fontes para as pautas e o que planejam para a próxima edição.

Poder estar onde os jornalistas estão é outro facilitador deste relacionamento com o advento da era digital já que muitos migraram para as redes sociais. Os assessores de imprensa devem respeitar as preferências dos jornalistas realizando um follow up inteligente. É recomendável interagir utilizando plataformas digitais ou tradicionais. Se a pessoa não quer falar por telefone, mas responde pelas mídias sociais, Skype ou WhatsApp, não há problema algum!

Realmente a revolução digital abriu portas para as relações com a mídia. Atualmente, existem ferramentas de monitoramento de veículos e análise de clipping que nos permitem comprovar resultados. Há ainda vários modelos de plataformas de distribuição de conteúdo, que em tempo real e poucos minutos, garantem a expedição por e-mail e fazem o rastreamento do press release. Via sistema, é possível monitorar a entrega e abertura dos e-mails, o que nos possibilita observar o interesse do jornalista pelo conteúdo oferecido e interagir rapidamente, ampliando as possibilidades. Bem diferente de técnicas manuais.

#Pratique

Por fim, recomendamos uma prática importante: entenda a dinâmica de como lidar com a imprensa, faça um media training. A técnica de treinar o porta-voz para aperfeiçoar a capacidade de se expor aos jornalistas é fundamental na estratégia de comunicação com a mídia. Este treinamento envolve teoria e prática e proporciona aos entrevistados maior segurança para se relacionar com os jornalistas.

#Sucesso

Reiteramos que o jornalista é um formador de opinião e que as estratégias da organização devem visar a construção da percepção positiva junto a este público. No próximo blog post, abordaremos formas para evitar ou minimizar a percepção negativa por meio de ações de prevenção e gerenciamento da comunicação de crises.

Concluindo: o sucesso da construção da reputação está em ter sua imagem alicerçada não só pelo valor do conteúdo que produz, mas por se relacionar de maneira inteligente com a imprensa, estabelecendo um diálogo transparente, baseado na ética, e que atenda aos interesses dos jornalistas, da empresa e da sociedade.

E você, sabe se relacionar bem com a mídia?

Assuntos: buyer persona, comunicação corporativa