Saiba qual o tipo de publicação ideal para o seu público-alvo

Por Juliana Jadon em 03-05-2016 7:00

Os veículos de comunicação tradicionais da imprensa nacional e internacional vivenciam mudanças intensas. Vemos diversas grandes redações de publicações impressas, como jornais e revistas, cortando rigorosamente o quadro de profissionais ou mesmo fechando as portas.

Mas por que houve essa transformação tão grande na mídia e, por que não, na prática do jornalismo? Uma parcela representativa de leitores trocou a mídia convencional por canais onde o conteúdo pode ser absorvido de maneira mais rápida, prática e objetiva, como internet e redes sociais.

Não foi à toa. De acordo com dado recente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Brasil possui mais de 258 milhões de linhas móveis ativas, ou seja, existem cerca de 125 linhas ativas para cada 100 habitantes. O dado demonstra que a população do País está munida de aparelhos celulares (a maioria, smarthphones com acesso à internet) e o conteúdo que pretende consumir deve estar na palma da mão.

Saiba qual o tipo de publicação ideal para o seu público-alvo

Neste cenário, grandes títulos de jornais e revistas tiveram que se reinventar para se adequar ao novo perfil de leitor e se manter na disputa de mercado com conteúdo relevante. Foram criadas revistas digitais e jornais em formato para tablet e smartphone, no qual o conteúdo ultrapassa as barreiras de texto e imagens. É possível acessar vídeos e infográficos interativos sobre o tema abordado, além de capa e anúncios com movimento e maior atratividade.  

Da mesma maneira, empresas que querem produzir conteúdo relevante para os mais diversos públicos envolvidos, sejam clientes, parceiros ou colaboradores, devem escolher a publicação adequada, visando efetivamente atingir a Buyer Persona, representação semifictícia do seu cliente ou, neste caso, o leitor idea, ou seja seu público alvol. Saiba mais aqui. 

Neste sentido, para publicações internas é importante ouvir as Buyer Personas, que podem ser colaboradores de todos os níveis, antes de elaborar, implantar e desenvolver uma campanha de comunicação interna. Saiba aqui como traçar um perfil das suas Buyer Personas e acertar na publicação. Para publicações voltadas ao público externo ou mais de um perfil de stakeholder, por sua vez, também é importante saber qual o conteúdo que almejam receber. Lembrando que esse é um período de cliente na  era digital e da informação e a sua empresa precisa ter conteúdo relevante para esse público.

Canais de comunicação digitais como newsletters, blog posts, intranet, murais e redes sociais (como Linkedin, Twitter e Facebook), geralmente têm boa aceitação. Um ponto importante é que todo conteúdo deve estar alinhado com a missão,  visão e os valores da companhia. Além disso, o conteúdo deve evoluir, de acordo com o feedback dado pelos leitores. Por esses e outros motivos, é importante ter um profissional de comunicação qualificado e engajado no comando das campanhas e divulgações.

Confira sete formatos de publicações externas e internas que você pode utilizar para se comunicar com a sua Buyer Persona:

Revista impressa – No caso de associações e grandes empresas, revistas impressas voltadas para os associados e demais stakeholders, são bem vistas pelo leitor (públicos envolvidos). Essas publicações devem conter matérias que abordam tendências e panoramas de mercado e outros temas de interesse para o setor de atuação. Ter uma revista impressa também é um bom caminho para projetar a imagem da empresa ou organização aos públicos estratégicos.

Revista Digital – A revista digital é um formato de publicação externa que ganha cada vez mais adeptos. Além de gerar menor custo, dispensando o gasto com papel e impressão, é uma maneira eficiente de dar peso aos projetos e eventos realizados pela empresa/marca e de levar ao leitor outros conteúdos, além de texto e imagem, como vídeos, infográficos interativos, anúncios e ilustrações em movimento.

Redes Sociais Todos estão nas redes sociais, seja o seu colaborador, cliente, parceiro ou qualquer pessoa que faça parte da comunidade da empresa. Esse canal, desta forma, não pode ficar de fora da lista de publicações em que sua marca deve estar presente para comunicar a Buyer Persona. Saiba mais aqui.

Newsletter Neste tipo de publicação disparada via online aos públicos desejados, você pode reunir as diversas notícias sobre eventos promovidos pela empresa. Os textos desta publicação interna e/ou externa devem ser curtos e conter imagens que ilustrem bem as iniciativas. Se a Newsletter for interna, também pode conter as novidades da empresa, notícias relevantes para os funcionários, hobbies e histórias interessantes de colaboradores.

Intranet Esse é um ambiente acessado apenas por colaboradores da empresa. Por isso, diversas iniciativas para o público interno, projetos inovadores – no qual é importante a opinião da empresa como um todo – e ações de Recursos Humanos (RH), podem usar este recurso para comunicar, obter feedback dos envolvidos e construir um projeto ou ideia de maneira coletiva.

Jornal Mural Publicação interna muito eficiente para atingir os funcionários em momentos de descontração, como na hora do almoço ou do café. Por isso, o jornal mural deve ter textos leves e atrativos para o time de colaboradores. Algumas empresas usam o jornal mural simplesmente para comunicar iniciativas da área de RH ou os aniversários do mês. Parece pouco, mas, comprovadamente, um simples papel pode gerar efeitos positivos para a equipe.

Boletim Publicação curta com conteúdo específico e dirigida a um público externo ou interno (clientes, fornecedores, revendedores, etc).

E você? Já traçou sua estratégia de comunicação corporativa com publicações para os públicos interno e externo?

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Assuntos: comunicação corporativa