Investimentos em campanhas digitais mostram resultados

Por Bruno Pessa em 18-02-2016 10:43

Já que as tendências em marketing dos dias atuais apontam para a necessidade de se investir em campanhas digitais, qual caminho seguir para ter o retorno esperado e preservar o budget da área, ainda mais em tempos de crise? As experiências no campo do Inbound Marketing provam que o ROI (return on investment) atinge números bastante satisfatórios, demonstrando que é possível fazer mais com menos.

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Isso porque, atualmente, as pessoas não buscam produtos e serviços da mesma forma como faziam antigamente, quando eram menos informadas, antes da Internet se tornar móvel, do Google virar uma ferramenta indispensável à vida contemporânea e das redes sociais redefinirem nossos hábitos. Elas hoje têm mais conhecimento e, ao mesmo tempo, menos paciência e disponibilidade para serem interrompidas por ações de marketing e promoções de vendas invasivas – e por vezes desrespeitosas, como já deve ter acontecido contigo também...

Essa mudança de rotinas implantada pela popularização dos ambientes online reflete também no mercado publicitário, que destina verbas cada vez maiores aos canais digitais, em comparação com os meios analógicos tradicionais – que um dia já foram bem mais poderosos e imbatíveis, como a televisão. Segundo estimativa da empresa de pesquisa de mercado norte-americana Forrester, os investimentos em publicidade digital nos Estados Unidos vão superar os destinados à TV neste ano de 2016, seguindo tendência que se projeta ao menos até 2019.  

Tal cenário não se fundamenta por acaso, afinal a presença humana no meio digital alcança números estratosféricos. Em termos de Brasil, por exemplo. De acordo com o relatório “Digital, Social e Mobile de 2015”, da agência de marketing social We Are Social, 110 milhões de brasileiros (54% da população) estão conectados à internet. O que isso representa para o que estamos buscando? Mais do que usuários de mídias sociais, portais de comunicação e plataformas de buscas, essas mais de 100 milhões de pessoas são consumidoras, ávidas por informações sobre os produtos ou serviços que desejam comprar.

Quais as ferramentas para conversão de vendas que funcionam hoje em dia, então? O Inbound Marketing nos ensina que tudo começa por um conteúdo que interesse ao seu futuro consumidor, de forma educativa, pois é desta forma que ele atrai potenciais clientes. Já o outbound marketing (marketing “de saída”), focado na promoção de produtos e serviços, muitas vezes peca na geração de valor para o cliente. Conforme pesquisa divulgada pela companhia de marketing digital WebDAM.com, o inbound gera 54% mais leads do que o outbound marketing.

No caso de uma campanha digital, há canais como e-books, blogs, mídias sociais, e-mails, formulários, fóruns, chats e vários outros com investimento baixo e potencial ilimitado de geração de leads. Como as landing pages, por exemplo, que são páginas de um site desenhadas especialmente para converter visitantes em leads. Quanto mais landing pages de qualidade você tiver em seu site, mais chances de conversão terá. Uma pesquisa da plataforma Hubspot revelou que empresas com 30 ou mais landing pages geram 7 vezes mais leads do que as que detêm menos do que 10 dessas páginas.

Para saber mais sobre como ter retorno e lucrar na economia digital, aproveitando oportunidades no marketing, leia nosso blog post a respeito clicando aqui

Para ter dicas de como melhorar a eficiência das campanhas em tempos de budget reduzidos, faça download do Guia para Aumentar Vendas em Tempos de Crise.

Como aumentar vendas na crise

Assuntos: campanha de marketing digital, fazer mais com menos