Conteúdo relevante nas redes sociais é o caminho para o sucesso nas vendas

Por Marise Vieira em 09-06-2016 7:00

Gerar conteúdo relevante nas redes sociais é uma tendência em vendas a ser explorada

Você sabe o que é Social Selling? Talvez você nunca tenha lido nada sobre isso, afinal é novo,  mas já tem sido aplicado por diversas empresas e certamente é a arma de vendas do futuro.

Recentemente uma pesquisa divulgada nos Estados Unidos pelo Linkedin apontou que os líderes em vendas sociais criam 45% mais oportunidades de vendas do que os que não o fazem e têm 51% mais chances de alcançarem suas metas e até mesmo superá-las.

Social_Selling.jpeg

Nesse sentido, promover ações de marketing nas redes sociais pode ser um grande aliado para incrementar as vendas de todas as companhias, desde que as marcas adequem suas estratégias, técnicas e linguagens para esses canais. Também são as equipes de vendas que devem se aplicar no amplo entendimento da força do social selling para atrair potenciais clientes e na relação direta que sua boa utilização traz para aumentar as vendas.

E o que fazer para seus vendedores surfarem nesta onda?

Segundo a pesquisa, cerca de 16% da receita das grandes empresas foi obtida, por meio de vendas pelas redes sociais, e que os melhores vendedores são aqueles que usam essas mídias  para aumentar o seu alcance junto aos clientes. Eles são mais eficientes, criando um pipeline ( mapeamento das etapas que formam o ciclo de vendas de um determinado canal) consistente e mais robusto para as companhias.

E como aplicar isso na sua equipe? Para ser efetivo em sua estratégia, superando as metas estabelecidas, sua equipe de vendas precisa, primeiro, estar alinhada com a área de marketing. Você pode aprender um pouco mais de como integrar marketing e vendas aqui e obter dicas de como o setor cria e executa campanhas e ações que favorecem a geração de leads de vendas obtendo um desempenho comercial formidável.

Além disso, a marca deve investir em ferramentas de monitoramento das redes para conhecer hábitos e o comportamento do seu cliente. Assim, poderá associar seu discurso à realidade do consumidor, entregando conteúdo relevante que os conquistem pelo emocional e também pela confiança. É essa familiaridade entre marca e internauta que será o ponto decisivo na hora da venda.

Veja abaixo algumas dicas de como alavancar suas vendas utilizando as redes sociais:

  • Esteja onde seu cliente está. É muito provável que seu público tenha um perfil no Facebook, Instagram, Snap Chat, Twitter, Linkedin, Pinterest, dentre outras redes O ideal é que você conheça e identifique os mais populares. Hoje, a internet ocupa boa parte do nosso dia, seja no trabalho ou em casa, o fato é que estamos cada vez mais conectados e provavelmente uma dessas pessoas que estão navegando na internet é o seu cliente.
  • Descubra seu público e o que ele espera de você;
  • Entregue conteúdo relevante para seu cliente;
  • Qual seu objetivo: aumentar as vendas ou atingir suas metas? Tenha isso bem definido;
  • Seus concorrentes já estão negociando nas redes sociais? É melhor conferir e ficar de olho;
  • Tenha uma estratégia definida. Sua equipe de Marketing é fera no assunto?;
  • Tenha ritmo e periodicidade nas redes – é importante ser recorrente nas postagens;
  • Crie um relacionamento com seu público – seja disponível, as redes sociais exigem muita interação;
  • Melhore seus resultados – conheça seus picos de audiência para ajustar seu planejamento e sempre que possível repasse seus resultados ao departamento de marketing;
  • Seja criativo – convide seu cliente a compartilhar seu conteúdo, faça perguntas, crie essa interação;
  • Invista em campanhas – impulsionar posts estratégicos é uma excelente saída para atrair novos clientes;
  • Amplie sua rede – hoje muitas vendas são realizadas pelo WhatsApp

Como Social Selling vem sendo trabalhado no Brasil

Você pode não ter notado ou não identificou que se trata de Social Selling, mas montadoras de veículos, bancos, corretoras de seguros e grandes construtoras já fazem vendas sociais. Em campanhas publicitárias na televisão é fácil notar que grandes marcas já incentivam as compras, elas mostram seus vendedores realizando negócios, por meio de aplicativos como o WhatsApp e informando o quanto é seguro fechar negócios pelas redes sociais.

Utilizar o WhatsApp, por exemplo, para negociar ou até mesmo finalizar uma venda tem sido uma grande tendência no Brasil. Foi o que apontou uma pesquisa do SEBRAE Nacional em parceria com a E-commerce Brasil: quatro em cada dez donos de lojas online de pequeno porte do país, com faturamento de até R$ 3,6 milhões por ano, usam o Whatsapp para atender seu cliente. Em um ano, o percentual dobrou, o que evidencia a enorme popularização da prática. Fazer uso da ferramenta para negociar vendas tem sido muito eficiente para os consumidores. As mensagens repassadas são entregues rapidamente. O recebimento de imagens de produtos, confirmação e acompanhamento de pedidos, informações e até promoções está ganhando, cada vez mais, a adesão dos usuários.

A prova do sucesso

Recentemente o WhatsApp foi bloqueado no Brasil por 72 horas, rapidamente muitas reclamações foram lançadas nas redes sociais e muitas delas por que as vendas foram travadas para quem usa a ferramenta para o trabalho. Veículos de comunicação do país inteiro publicaram matérias de como as vendas foram prejudicadas, por conta da determinação judicial. E você sabe o que isso quer dizer? Que o Social Selling vem crescendo em grande escala no País. De acordo com a pesquisa do SEBRAE Nacional, 39% das empresas usam a rede social tanto na pré quanto no pós venda, esse percentual era de 19% há dois anos.

Adequar sua equipe para atender este consumidor “antenado” requer agilidade e criatividade. O aplicativo presume instantaneidade da comunicação. Valer-se de boas práticas na comunicação, dando especial atenção ao linguajar e atentar-se para não cometer erros gramaticais e de digitação é essencial para o resultado ser alcançado com perfeição.

E agora o que acha de incentivar  sua equipe de vendas a utilizar o  social selling e aumentar sua receita? Faça o download do nosso e-book e obtenha informações com nossos consultores.

New Call-to-action

Assuntos: smarketing