Construa o perfil do cliente ideal para ter sucesso em vendas

Por Juliana Jadon em 24-03-2016 10:26

Você sabe quem é o seu cliente ideal, aquele que gostaria de se relacionar diariamente e ter na empresa multiplicado milhares de vezes? Sabe identificar quais são suas necessidades, aflições e expectativas? Não?! Não se preocupe. Você não está sozinho.

Para muitos executivos, o cliente ideal é aquele que gera retorno financeiro e promove a empresa de maneira positiva. Esse estereótipo está correto, porém, para ter resultados efetivos em marketing e vendas, é preciso ir um passo à frente. Na metodologia do inbound marketing, o cliente ideal é a Buyer Persona, representação semi fictícia de seu cliente ideal.De acordo com pesquisas realizadas pela empresa HubSpot muitos empresários e executivos de marketing e vendas ainda lidam na atualidade com o dilema de como identificar as Buyer Personas e qual é exatamente o perfil do público-alvo com quem precisam se comunicar para ter melhores resultados.

Buyer Persona

É importante lembrar que uma campanha de marketing bem sucedida deve ser desenvolvida pensando no público-alvo da mensagem, o que pode atrair maior número de pessoas para as diversas áreas de conteúdo e mídias sociais, assim como blog, site ou Landing Page.  

Os passos para construir sua Buyer Persona não são fáceis, mas nós podemos ajudá-lo. Por isso, listamos abaixo as primeiras ações necessárias para identificar as Buyers Personas, mapeadas por meio de pesquisas de mercado, avaliações e, principalmente, entrevistas com a base de clientes atual. Essas informações são valiosas para atrair os prospects e clientes que a sua marca/empresa objetiva alcançar e conquistar.

Dependendo do tipo de mercado em que a sua empresa está inserida e as diferentes audiências e públicos com quem se relaciona, será preciso construir algumas Buyer Personas

Confira as primeiras quatro ações necessárias para criar suas a Buyer Persona e saber exatamente quais os anseios e o comportamento do cliente que você almeja ter na sua base:

Sugestão para arte: criar infográfico com as informações abaixo.

1 # Entreviste seus clientes atuais

Segundo a HubSpot, para criar perfis representativos do seu consumidor, é preciso estar próximo a ele. Falar com seus clientes atuais, tanto por telefone, quanto pessoalmente pode ser uma maneira eficaz de coletar dados e informações necessárias para traçar o perfil da Buyer Persona.

Sempre que houver oportunidade, pergunte a eles o que acham de seus produtos e serviços e o que eles esperam da marca/empresa. Descubra ainda também aspectos pessoais e a orientação demográfica de cada perfil.

2 # Identifique perfis de busca de informação

Verifique quais são os padrões de consumo de conteúdo da sua lista clientes como, por exemplo, a maneira que eles chegaram ao material solicitado para tarefas do dia a dia ou quais tópicos atraíram mais a atenção destes clientes.

Neste momento, é importante detectar também quais os problemas e desafios enfrentados por esse público no trabalho e como sua empresa pode ajudar a resolvê-los. Facilitando a percepção de como a sua empresa resolve os desafios dele, você fideliza o cliente e o torna um promotor da marca/empresa. Essa é uma boa forma de atrair e reter clientes.

3 # Converse com a área de vendas

A equipe de vendas sabe melhor do que qualquer outra área da empresa o que cada cliente procura e a real percepção que tem sobre o negócio. Além disso, sabe se os contatos passados como potenciais clientes, realmente estão sendo revertidos em vendas e os motivos para que não tenham concretizando compra, por exemplo.

A área de vendas é sua lente mais próxima do campo de batalha e possui informações atualizadas e valiosas. Por isso, promova integração com o time de vendas e peça feedback a respeito da qualidade  dos leads e quais perfis poderiam ser entrevistados para ajudá-lo a construir Buyer Personas. Essa ação irá ajudá-lo a priorizar os melhores perfis para a criação da Buyer Persona.

4 # Crie a Buyer Persona

Para saber mais sobre como criar Buyers Personas para sua empresa baixe o e-book Como definir o cliente ideal para o seu negócio. Neste material, disponibilizamos três roteiros para que você mesmo crie as personas do seu negócio, que orientarão a sua estratégia de marketing, vendas e negócios.

Com as suas Buyers Personas definidas, fica mais fácil de atrair novos clientes para sua base, por meio de conteúdo relevante. No próximo blog post aprenda a identificar as personas negativas, aquelas que você não quer desperdiçar tempo e atenção para atrair para seu negócio. Elas também são importantes para você montar a sua estratégia.

Pronto para traçar o perfil do cliente ideal e conquistar mais clientes, resultando no crescimento da sua empresa? Faça o download do e-book Como definir o cliente ideal para seu negócio e conte com o suporte deste livro para te auxiliar nesta jornada!

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Assuntos: buyer persona