Como motivar equipe de vendas de alta performance

Por Juliana Jadon em 16-06-2016 12:34

Em um cenário econômico desaquecido, é fundamental ter uma equipe de vendas motivada e dedicada, que saiba utilizar de mecanismos e técnicas para aumentar a lucratividade e manter a perenidade dos negócios. Todavia, ter um time de vendas de sucesso em período de crise econômica, representa um grande desafio para muitos líderes empresariais.

Não seria fantástico trabalhar com a equipe perfeita, que tem boas ideias constantemente e alcança resultados excepcionais, mesmo diante de contratempos? Essa equipe ideal, além de estar engajada e alinhada aos objetivos da empresa, sabe aproveitar cada oportunidade e encontrar novos nichos de mercado para atuar. E sabe quem é o principal protagonista do alcance desta motivação? Você, gestor de vendas.

Neste sentido, se você almeja ser um gestor de sucesso, ter uma equipe motivada, engajada e que atue de maneira proativa na busca por resultados é praticamente um compromisso.

Muitos empresários sabem motivar suas equipes, mas não conseguem sustentar essa determinação durante muito tempo.

O que está errado? Criamos um roteiro do que pode ser feito a respeito. Confira dicas de ouro para saber como

motivar equipe de vendas de alta performance: 

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1 – Ensine a vender mais do que produtos ou serviços

Os gestores de empresas que possuem equipes de vendas de alta performance sabem mais do que ninguém o valor do seu produto, além da visão, missão e os valores da companhia. Desta maneira, saiba comunicar para a sua equipe o motivo deste produto/serviço ser tão essencial na vida dos clientes. Mostre quais são os públicos que certamente teriam um benefício ou mesmo a solução para um problema com a realização desta compra.

Apresente também tendências em técnicas de vendas. As mídias sociais, por exemplo, podem ser utilizadas para apoiar a equipe de vendas. Saiba como baixando o e-book aqui. New Call-to-action

Desde o profissional mais recente na empresa, até o vendedor mais experiente todos precisam de qualificação, coach e reciclagem contínua por parte dos seus líderes. 

Lembrando que o discurso da área de vendas, não pode ser muito diferente do que é praticado pelo marketing. Por isso, é preciso saber como integrar marketing e vendas para que ambas as áreas atuem de maneira alinhada, visando um único objetivo: excelentes resultados.

2 – Dê a sua equipe leads qualificados

Empresas que atuam com Inbound Marketing, o famoso marketing de conteúdo, conseguem atrair leads qualificados, ou seja, possíveis compradores de seus produtos ou serviços detectados no ambiente online. As equipes de marketing mais antenadas sabem o potencial da Internet e das mídias sociais e praticam o chamado social prospecting.

Este é mais um motivo para a sua empresa integrar marketing e vendas. Neste sentido, pode compensar para o seu time de vendas destinar mais tempo para esse consumidor (lead qualificado), que faz parte do perfil do público-alvo da companhia.

3 – Seja o exemplo

Se você almeja ter uma equipe de vendas com resultados acima das expectativas, antes de tudo, é preciso que você seja um líder de alta performance. Desta maneira, suas atividades profissionais e o seu desempenho formarão um perfil que será o espelho motivador da sua equipe. Note que o alcance de uma equipe motivada está, principalmente, em suas mãos.

4 – Conheça cada integrante da equipe

Conhecer cada um dos membros da sua equipe de vendas é essencial. Como eles se comportam? O que gostam de fazer fora do trabalho? Quais as suas habilidades e competências? Quais os pontos fracos que podem ser melhorados? Ao saber o perfil de cada um dos integrantes que compõem o time de vendas, é possível designar a tarefa correta para a pessoa certa ou mesmo direcionar este indivíduo para interagir e vender a sua marca/empresa para um público com um perfil semelhante. 

Conhecer os profissionais também é importante para detectar o que eles esperam da companhia. Eles querem ter um claro plano de carreira? Eles gostariam de ter benefícios? A comissão que recebem sobre as vendas é suficiente, de acordo com o que eles sabem sobre os valores de mercado oferece?

Essas informações também são relevantes para que você saiba como contratar um vendedor e quais os atributos que ele deve apresentar para compor um time de vendas de sucesso.

5 – Multiplique boas práticas

No dia a dia de vendas, sempre existe um colaborador com uma tática diferenciada ou uma retórica que, comprovadamente, atrai o consumidor de forma inovadora. Sendo assim, sempre que detectar profissionais que possam ensinar algo de valor para sua equipe, dê a eles essa possibilidade ou mesmo, pergunte se podem repassar o “segredo” do sucesso em vendas para os demais membros da equipe. Afinal, vocês devem ser um time que atua com o mesmo objetivo: alcançar resultados excepcionais. 

6 – Dê feedbacks positivos

Se no momento de chamar a atenção por conta de algum erro ou perda de venda você conversou com o seu funcionário a respeito, nada mais justo do que reconhecer as boas iniciativas e o desempenho de sucesso. Alguns gestores de equipes de vendas se esquecem de dar parabéns pelos resultados alcançados. Lembrando que esse retorno deve ser construtivo e soar como uma opinião sincera para motivar o seu time.

7 – Tenha uma metodologia de remuneração justa

Uma equipe com boa remuneração sobre as vendas tende a ter um desempenho melhor, já que atua focada em uma boa recompensada. Este time fará o possível para receber uma boa quantia no final do mês. Por isso, o tripé remuneração, reconhecimento e motivação pode ser a fórmula do sucesso em vendas.

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