Como medir o retorno das mídias sociais: 4 dicas relevantes

Por Fernanda Bernardini em 03-03-2016 10:50

As mídias sociais foram pensadas inicialmente como ferramentas de comunicação pessoal, mas tornaram-se parte importante das táticas de marketing digital de muitas empresas. Elas transformaram totalmente a forma como os negócios são pensados e conduzidos, merecendo tratamento igual ao de qualquer outra estratégia de comunicação.

Por isso, devem ser acompanhadas de perto e principalmente mensuradas. Uma das formas mais utilizadas para esta mensuração é através do ROI - sigla em inglês que significa retorno sobre o investimento-, um indicador de performance que revela quanto o investimento em mídias sociais está trazendo de retorno financeiro para a empresa.

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Com métricas bem definidas é possível medir o retorno das ações e de investimentos. Acompanhe 4 dicas relevantes para auxiliá-lo na tarefa de medição de resultados, possibilitando saber como medir o retorno das mídias sociais:

ROI: De acordo com a Adobe, 52% das equipes de marketing alegam ter dificuldades em medir com precisão o ROI nas campanhas de marketing em redes sociais. Para que isso seja possível,  você deve ser capaz de integrar suas análises de marketing em um banco de dados de contatos ou CRM, permitindo uma conexão direta com as atividades de vendas e alcançando uma visão geral de seus esforços. Isso permite que sua equipe defina metas e faça ajustes quando necessário, a fim de superar meses anteriores. A integração entre as ferramentas de Automação de Marketing e CRM Vendas faz parte da relevante integração entre as áreas de vendas e marketing, já comentada em post anterior, e é peça fundamental para medir e alcançar resultados na era digital.

Relatórios de Canal: A maioria das equipes de marketing gasta mais de 6 horas por semana em “social media marketing” tentando aumentar sua audiência e atrair visitantes. E, com tantos canais sociais disponíveis, torna-se difícil saber quais estão realmente trabalhando para o seu negócio e quais estão apenas gastando seu tempo sem produzir resultados válidos. Procure ferramentas de automação de marketing que gerem uma quantidade de dados razoáveis que os ajude a decidir onde investir seu tempo e seu dinheiro.

Taxa de respostas aos clientes: cada vez mais os clientes estão acessando as mídias sociais para discutir questões, expressar frustações ou interagir com as empresas. Um estudo da NM Insight constatou que 1 em cada 3 usuários preferem entrar em contato com uma empresa pelos meios de comunicação social do que pelo o telefone. No entanto, apenas 36% dos que solicitam atendimento ao cliente relataram ter seu problema resolvido com rapidez e eficácia; e isso é muito crítico.  Poucas coisas incomodam tanto os clientes quanto uma questão ignorada, mesmo que não seja intencional. Rastreie sempre quantas perguntas ficaram sem resposta para que você tenha uma métrica para trabalhar e busque ferramentas que lhe permitam esta visão consolidada e acompanhamento destas respostas.

Monitore sempre: sem monitoramento e uma ferramenta analítica de qualidade torna-se impossível medir o ROI em mídias sociais. Por isso, alinhe seu planejamento de marketing digital e mantenha-se focado nos objetivos do negócio para que ele traga resultados cada vez mais positivos para a empresa.           Faz-se necessário determinar qual métrica é relevante para cada negócio, pois nem sempre a escolhida por uma empresa se encaixa em outra. Assegure-se de estar mapeando as principais KPIs (Key Performance Indicators) do seu negocio com as estratégias de comunicação online escolhidas e mantenha regularidade na análise e divulgação deste dados para o Board da empresa.

Você pode se perguntar: “Agora que eu já sei como as mídias sociais impactam meus negócios, o que devo fazer?”

Simplesmente passe a aplicá-las e seja um advogado em favor de que seus fornecedores e parceiros lhe apresentem relatórios de performance. 

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Assuntos: kpi, métricas