Como comprovar resultados das ações de marketing digital

Por Marise Vieira em 15-03-2016 10:30

Conhecido como Indicadores Chaves de Desempenho, os KPIs, do inglês Key Performance Indicators, são métricas que fornecem visibilidade sobre a performance de determinado negócio e seu impacto dentro de uma organização. Geralmente, estas métricas são acompanhadas por meio de relatórios precisos e instantâneos definidos pela gestão da empresa e/ou atrelados a determinadas campanhas.

Inúmeros artigos definem que tudo que pode ser medido, pode ser melhorado e recompensado. Isso significa que você pode acompanhar de perto a evolução de ações que compõe estratégias que indicam se você está no caminho de sucesso ou se precisa implementar alguma ação de correção de rota para chegar à sua meta.

A técnica de acompanhamento de KPIs é muito utilizada por executivos e chefes em suas gestões. Ela viabiliza a comunicação e o desenvolvimento da empresa e todos os níveis de colaboradores.

KPI

Sem estes indicadores chaves, a tomada de decisão para a otimização dos resultados pode ficar comprometida, uma vez que não há avaliação das ações. As boas práticas mostram que o acompanhamento visual, por meio de painéis de controle (dashboard), produzidos com rotina frequente e visualizados por todos os níveis da organização geram sinergia e unidade para a obtenção de resultados. Neste post vamos indicar algumas medidas que podem ajudá-lo na tarefa de como comprovar resultados das ações de marketing.

Como definir e acompanhar indicadores de desempenho

Qual é a missão da empresa? Esse é o primeiro passo. Com isso em mãos, é possível definir como a empresa quer ser reconhecida no mercado em que atua. Qual é a situação atual e onde a empresa deseja chegar? Em qual período de tempo? Mesmo parecendo abstrato, a partir da missão e dos valores de uma empresa, consegue-se obter uma visão global da sua direção e aplicá-las ao acompanhamento das KPIs.

É necessário definir quem no time será responsável pelo monitoramento e avaliação dos resultados de cada KPI escolhida, e qual será a rotina para gerar ações de correção de rotas. Idealmente, recomenda-se apontar um gestor para cada métrica do painel de controle “dashboard” de marketing. Desta forma, todos podem visualizar o progresso na direção definida e conhecer as ações corretivas.

A importância dos KPIs para ações de Marketing Digital

O ano de 2016 promete bons retornos em termos de Marketing Digital, por ser uma tendência que vem crescendo e se consolidando a cada dia e por representar custos mais atrativos. A expansão de computadores nos lares brasileiros e o acesso a dispositivos móveis, como tablets e smartphones, coloca o marketing digital como uma imposição para empresas de todos os portes, principalmente diante da necessidade de gerar novos negócios e buscar novas oportunidades.

A mensuração de resultados é extremamente importante para quem investe em qualquer ação de marketing, por isso, utilizar ferramentas que permitam acompanhamento frequente é fundamental.

Para tornar ainda mais claro, abaixo vamos sugerir exemplos de KPIs utilizadas para medir o retorno de Marketing Digital. No entanto, é importante lembrar que elas devem estar de acordo com os objetivos estratégicos do negócio. Confiram:

  • Taxa de Conversão: Total de Vendas ÷ Total de Visitas ao site
  • Ticket-Médio: Total de Receita ÷ Total de Vendas
  • Índice de engajamento: Total de visitantes que interagiram com a página ÷ Total de visitantes
  • Quanto engajamento um post gera
  • Qual a quantidade ideal de posts para minha campanha
  • Índice de influência social: Total de posts “curtidos” ou “compartilhados” ÷ Total de posts publicados

A definição dos KPIs para um projeto digital aparentemente é um tema complexo, exige um pouco mais de trabalho e tempo de dedicação, pois exige uma leitura minuciosa da estratégia empresarial, o envolvimento de diferentes departamentos, o entendimento comum da missão, visão e muitos outros fatores.

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Sua empresa possui o hábito de medir as ações de marketing? Comente abaixo um pouco a respeito da sua experiência.

Assuntos: como medir resultados, kpi, métricas