SMarketing: como aumentar a sintonia entre vendas e marketing

Por Cassia Messias em 04-02-2016 17:00

A expressão SMarketing é conhecida internacionalmente como o alinhamento e conexão entre sales (vendas) e marketing. Muitas empresas conseguem manter as duas áreas próximas e trabalhando com os mesmos objetivos, mas nem todas. As áreas, pelo menos em teoria, deveriam trabalhar em conjunto para aumentar o portfolio de clientes da empresa, e não isoladas em caminhos muitas vezes solitários, com diferentes objetivos e métricas.

Nada substitui um time entrosado, partilhando das mesmas estratégias. E, caso esta estratégia seja alinhada e continuamente revista em sua empresa, o resultado só pode ser a sintonia total, melhor satisfação de clientes e a geração de receita.

Como aumentar a sintonia entre vendas e marketing

A seguir, listamos 4 dicas para que nossas empresas atinjam melhores resultados e trabalhem unificando os times de vendas e marketing:

Promova reuniões e diálogos entre as áreas

O primeiro passo para se obter a colaboração entre vendas e marketing é promover uma comunicação constante e aberta. Encontros e reuniões unificadas fazem com que as relações se estreitem e se consolidem, gerando proveito para ambas as áreas. As estratégias e conteúdo criados pela área de marketing podem ser muito úteis  aos vendedores ...e o conhecimento de campo dos vendedores ao marketing (uma vez que eles estão em contato direto com os clientes da empresa e podem passar feedback precisos e específicos).

Mantenha o trabalho colaborativo

Uma vez iniciado o processo de comunicação entre as áreas, mantenha-os na direção do mesmo objetivo, a fim de atingir melhores resultados. Além de trabalharem de forma colaborativa, as equipes devem ser incentivadas a discutir qualquer desalinhamento ou frustração, de forma construtiva, com argumentos embasados ao redor do cliente.  As discussões de pontos críticos ajudam a manter o sucesso e satisfação do cliente durante sua "jornada de compra" e diferentes interações com a marca/produto/serviço da empresa.

Integre os softwares de vendas e marketing

A melhor maneira de gerar dados entre as áreas é integrando seus softwares. Esta integração beneficia ambos os lados, pois gera dados valiosos para melhorar seus resultados. A equipe de Vendas se torna capaz de monitorar o comportamento online de seus clientes e leads e fica mais assertiva, já o marketing consegue obter  melhor compreensão da finalização através de uma venda registrada em CRM, por exemplo e mapear sua contribuição durante toda a jornada deste cliente.

Compartilhe dados relevantes

Com a sintonia entre as áreas, será possível fazer um levantamento e principalmente a análise de diversos dados e resultados. Compartilhá-los pode se tornar uma ferramenta relevante e precisa para os vendedores, pois os dados trazem informações como dados sobre conteúdo consumido pelo seu cliente através do site, quais despertam maior interesse e quais precisam de follow up imediato por exemplo, colaborando com as metas de Vendas e Marketing.

Em resumo, nosso cliente moderno e conectado tem muito a se beneficiar com a integração entre as áreas de vendas e marketing e a tecnologia pode ser nosso aliado nesta direção. 

Sua empresa ja possui um  CRO (Chief Revenue Officer) ou já unificou metas entre as áreas? 

Para encontrar mais detalhes sobre como atingir melhores resultados com a integração entre Vendas e Marketing e assuntos relacionados, baixe o guia Como aumentar vendas em tempo de crise.

Como aumentar vendas na crise

 

Cassia Messias

 

Assuntos: smarketing, alinhamento entre vendas e marketing, aumentar vendas