Acelerador digital: Estabelecendo metas para campanhas digitais

Por Bruno Pessa em 10-03-2016 11:00

Um bom plano estratégico para ampliar a base de clientes de qualquer negócio não depende apenas de ideias executáveis, afinal é preciso ter em mente como comprovar resultados das ações de marketing no ambiente online, já que você será cobrado nesse sentido. Portanto, oriente sempre seu planejamento estabelecendo metas para campanhas digitais.

Tudo fica mais fácil quando são estabelecidos objetivos específicos, que possam ser medidos, de forma realista. Uma maneira bem direta para defini-los é utilizando verbos de ação. Por exemplo: “aumentar as visitas no site em 200%”; “ampliar o número de seguidores e fãs para 1.000 e 10.000, respectivamente”; “dobrar a taxa de conversão (total) de visitas para leads para 5%”; “aumentar a taxa de fechamento (leads para vendas) de 10 para 20%” e “gerar uma lista de e-mail maior, com 500 contatos a mais”, entre outras metas.

Estabelecer uma meta do retorno sobre investimento (ROI, da sigla em inglês) individualmente para cada campanha de marketing digital é considerada uma boa prática, pois lhe permitirá mais controle sobre seu orçamento. E, para o caso de alguma de suas campanhas não obter o sucesso e, consequentemente, o ROI esperados, será mais fácil cortá-la e alocar esses recursos em outra campanha.

Falando nessa que é uma das principais métricas de marketing, você sabe como calcular o ROI em marketing? A fórmula é bem simples:

ROI

O valor é normalmente expresso em porcentagens (%), por isso multiplicamos o resultado por 100.

Vamos considerar, nas próximas dicas, uma campanha baseada na filosofia do inbound marketing (se ainda não está familiarizado com esse conceito e a geração de valor que ele proporciona ao cliente, saiba mais no nosso post a respeito). 

Primeiramente, é importante identificar a receita que é necessário gerar a partir dos esforços de inbound marketing. Você consegue chegar até ela tomando como base a meta de crescimento da empresa. Se for 20%, calcule essa diferença (entre a receita atual e a desejada um ano depois, 20% superior) em reais, subtraia o que se espera de receita via marketing tradicional e, o que sobrar, será a receita esperada com o trabalho de inbound. Vamos supor que o resultado final foi R$ 500 mil.

Um ROI sólido de inbound marketing ao longo de 12 meses se situa entre 200 e 300%. Sendo assim, se um dos seus objetivos para a campanha for gerar R$ 500 mil via inbound, isso significa que você terá de definir um orçamento de R$ 125 a R$ 166 mil por ano. Lembrando que seu orçamento pode aumentar ou diminuir de acordo com as tendências de desempenho das ações da campanha e conforme os recursos disponíveis.

A definição do orçamento, bem como das metas de ROI, traz um censo de direção e parâmetros que podem ser analisados durante a campanha, além de permitir mais controle sobre os investimentos – o que é fundamental em tempos de crise, inclusive para nos ajudar a sair dela.

Demais passos importantes na fixação de objetivos em uma campanha digital:

- Determinar quantas vendas são necessárias para bater as metas;

- Identificar sua taxa de fechamento e quantas oportunidades são necessárias;

- Identificar de quantos MQL (leads qualificados por marketing) e SQL (leads qualificados por vendas) você precisa;

- Identificar quantos leads é preciso gerar e quanto tráfego é necessário para atingir suas metas.

O trabalho em busca dessas e outras metas precisa ser medido, para uma avaliação precisa do desempenho da campanha. Para saber mais sobre métricas de marketing que comprovam resultados, leia nosso e-book sobre As 6 métricas de marketing mais relevantes para sua empresa 

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