5 métricas de marketing que comprovam resultados

Por Juliana Jadon em 23-02-2016 10:30

Mensurar os resultados efetivos gerados pela área de marketing parece um sonho distante para muitas empresas e profissionais deste campo, que almejam comprovar a eficácia dos trabalhos desenvolvidos, entre projetos complexos e campanhas.

Enquanto muitos CEOs teoricamente entendem que um sólido time de marketing pode impactar diretamente a rentabilidade da empresa, 73% dos executivos não acreditam que profissionais desta área são suficientemente focados em resultados para verdadeiramente gerar demanda de consumidores.

Ao contrário do marketing outbound, onde calcular os impactos das ações promovidas é realmente algo incerto, no inbound marketing, conhecido como um marketing que promove conteúdo de relevância para o público que a sua empresa espera atrair, é possível utilizar e apresentar as métricas de marketing que comprovam resultados.

É o que aponta o HubSpot, umas das plataformas de marketing mais eficazes da atualidade.

As principais métricas de marketing, também chamadas de KPIs (do inglês, Indicador Chave de Performance), tornam palpáveis os projetos e iniciativas desempenhados pelo marketing digital e o ajudam a calcular inclusive a participação da campanha de marketing nas vendas da sua empresa.

Métricas de marketing que comprovam resultados

Confira abaixo quais são as poderosas ferramentas (métricas e KPIs de marketing) que podem ajudá-lo a mostrar a importância do inbound marketing no momento de atrair, converter, reter e conquistar o maior ativo da sua empresa: o cliente.

1 # Taxa de conversão

Cada interação no site ou blog da sua marca pode ser considerada um ponto a mais para a sua campanha de inbound marketing. Confira importantes KPIs, que também podem lhe ajudar a adotar novas iniciativas para aumentar os números:

Mídias sociais: total de leads convertidos e acessos

Landing page: total de leads e visitas

Download de conteúdos: total de downloads e visitas

E-mail marketing: total de cliques e vendas

2 # Retorno Sobre o Investimento (ROI)

O simples cálculo (faturamento – investimento = retorno sobre os recursos investidos) é amplamente utilizado para computar a eficácia de campanhas e projetos dos mais diversos setores, inclusive para medir se a verba destinada aos projetos e campanhas de marketing efetivamente valeram a pena.

O ROI pode medir a totalidade de uma campanha inbound ou cada uma de suas ações, como Blog Posts, redes sociais em geral, e-mail marketing, SEO, entre outros.

3 # Gasto para cada lead

Agora que você já sabe como calcular o ROI em marketing, é hora de computar o gasto que teve com cada lead.

Para isso, divida o valor investido no inbound marketing pela quantidade de leads gerados, nas diversas fontes de tráfego, e terá o valor de cada lead.

4 # Custo do visitante

Com o número de visitas do seu site, é possível calcular quanto cada uma delas custou para a empresa. Para isso, basta dividir o valor investido na atração de visitantes pelo total de visitas.

5 # Funil de vendas

Após calcular o custo e o retorno de cada uma das campanhas e ações de marketing, enfim chegou a hora de encontrar a cereja de bolo e saber qual foi a participação do inbound marketing nas vendas efetivadas da empresa.

Nesta etapa é possível relacionar a quantidade de visitantes que acessam o seu site ou de leads com o total de novas vendas fechadas. Com esses dados, pode-se analisar, por exemplo, se a área comercial está sabendo conquistar os potenciais clientes no momento de fechar negócio.

Afinal, sua campanha de marketing digital está valendo a pena?

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Assuntos: kpi, métricas