5 dicas para atrair e reter clientes nas redes sociais

Por Marina Batista em 12-04-2016 6:30

As redes sociais tornaram-se um divisor de águas na forma como as empresas se comunicam e interagem com seus clientes. Pesquisa realizada pela agência “We are social” aponta que 92 milhões de brasileiros são usuários ativos nas redes sociais e passam 5 horas por dia na internet via computadores, somando desktop e laptop; e mais 3 horas por dia via dispositivos móveis. Ou seja, são 9 horas por dia online tomando decisões embasadas na informação que as empresas compartilham em suas redes.

Você sabe o que isso significa? É possível ter a oportunidade de influenciar a decisão de compra de uma pessoa exatamente na hora em que ela está procurando pelo seu produto, porém é preciso estar onde os clientes em potencial estão.

Segundo levantamento realizado pela SurveyMonkey, plataforma de questionários e pesquisas online, 42% dos usuários de rede social do Brasil afirmam aproveitar as novas plataformas de comunicação para recomendar uma marca para algum parente, amigo ou conhecido. A pesquisa ainda ressalta o brasileiro como o mais engajado em indicar empresas para seus contatos na rede.

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Mas o que faz um conteúdo gerar engajamento? Confira abaixo e descubra 5 dicas fundamentais, de Inbound Marketing,  que te auxiliarão a atrair e reter clientes com um bom engajamento nas redes sociais.

1 – Defina os seus objetivos

Definir uma meta específica, mensurável, atingível, relevante e oportuna é a melhor maneira de obter sucesso. Defina seu objetivo, seja ele aumentar seu número de visitantes, converter mais leads, reter clientes ou até mesmo torná-los mais felizes e encantados com sua marca.

2 - Conheça seu público     

Outra importante dica para ajudar na criação de um bom conteúdo nas redes sociais é: saiba as características, comportamentos e preferências do seu público. Na metodologia do Inbound Marketing, construir o cliente ideal (Buyer Persona), é essencial para sua estratégia de entrada. Se você não sabe quais são eles, acesse este conteúdo e descubra exatamente o perfil do público-alvo com quem você precisa se comunicar para ter melhores resultados. 

3 - Posicione-se

Defina um tom e uma personalidade que combine com o propósito, a missão e as características da sua marca, isto é uma peça importante para as estratégias de fidelização de clientes. O que você publicar determinará a maneira como seu público irá perceber sua marca.

Para alcançar uma personalidade nas redes sociais, é preciso utilizar ferramentas que desmistifiquem a ideia de marca, humanizando a plataforma. Desta maneira, os usuários vão se sentir mais à vontade com a conversa e, consequentemente, vão se engajar mais.

4 - Customize seu conteúdo para cada rede social

No geral, os clientes estão interessados em conteúdos que lhe agreguem valor e que forneçam soluções para as suas necessidades. Postar conteúdos iguais em todos os canais é diminuir sua relevância para seu público, diminuindo as chances de atrair e reter clientes e de que os conteúdos sejam compartilhados.

O Twitter, por exemplo, é uma mídia rápida. Então, seja breve e objetivo na mensagem. Manter seus tweets entre 100-110 caracteres e uma imagem sucinta e direta ao ponto podem ajudar a ter sucesso em sua postagem.

5 - Compartilhe seu conteúdo no horário e com a frequência ideal

Fazer as postagens nos momentos ideais em que seu público está online pode ajudar, e muito, para que seu conteúdo seja notado. 

Segundo resultados da empresa americana, SumAll, especializada em métricas para redes sociais, há diferentes horários em que os usuários tendem a se engajar mais. No Twitter esse horário é de 13:00 às 15:00, no Facebook é de 13:00 às 16:00, GooglePlus é de 09:00 às 11:00, Pinterest das 08:00 às 11:00 e no Instagram entre 17:00 e 18:00.

Fique atento também com a frequência. Se você ainda está começando no Twitter, uma boa frequência é de 4-6 vezes por semana. Se você gostaria de aproveitar melhor o Facebook, publique pelo menos duas vezes por dia. LinkedIn e Google + exigem menos atenção e então a postagem realizada duas vezes por semana, para ambas as redes, é um grande início.

Com estas dicas, você já pode começar a criar ótimos conteúdos para suas redes sociais. Lembramos que, antes de colocar essas medidas em prática, faz-se necessário construir o perfil de cliente ideal para a sua marca. Se você ainda não o conhece, terá dificuldades de se dirigir a ele, e a interação em suas redes sociais será ineficaz. Para te ajudar nesse processo, baixe o e-book “Como definir o cliente ideal para o seu negócio”

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Assuntos: buyer persona